Educação corporativa e seus benefícios

David de Oliveira Lemes
5 min readNov 30, 2022

Levar a educação para além da sala de aula, talvez essa frase nunca tenha feito tanto sentido quanto na sociedade em que vivemos agora. A aprendizagem ganha contornos diferentes dos já conhecidos, e penetra em espaços não mais tradicionais. É o que vem acontecendo com frequência no ambiente corporativo.

Organizações cada vez mais conscientes e dispostas a investir no processo de aprendizagem dos seus colaboradores, com objetivo de desenvolverem novas habilidades e competências, adequando e atendendo assim, as constantes mudanças do mercado. Este cenário não é mais uma perspectiva futura, tem se tornado rotina aliás. Nosso bate-papo de hoje é sobre educação corporativa, sua importância e peculiaridades.

Conceitualmente a educação corporativa é um projeto que objetiva a implementação da cultura de aprendizagem contínua atrelado as estratégias empresariais. Muito mais do que um treinamento técnico dado ao colaborador quando ele entra na empresa, para aprender conceitos e conteúdos relacionados a sua função, a educação corporativa se propõe ir além.

As constantes mudanças em que vivemos fizeram essa necessidade surgir. Ao invés de buscar somente profissionais qualificados no mercado, empresas pararam e olharam para si, e perceberam que uma das soluções era qualificar os próprios colaboradores, criar um ambiente e uma cultura de aprendizagem, a fim de obter resultados mais assertivos. Digamos que, as organizações puxaram o papel de educar para elas.

O conhecimento trabalhado na educação corporativa não se limita a propor conteúdos apenas relacionados ao mercado de trabalho, empresas enxergaram também, que desenvolver habilidades e competências são extremamente benéficas para saúde da empresa e de seus colaboradores.

Treinamento x educação corporativa

Para quem não conhece, parece que estamos falando da mesma coisa, mas não. O processo de aprendizagem contínua, da educação corporativa, prevê uma evolução no ensino, integra áreas e o conhecimento adquirido, vai até mesmo para fora das paredes da empresa, influenciando diferentes esferas. A educação corporativa pode abranger também clientes, parceiros, fornecedores.

Já o treinamento atua de maneira mais pontual e focado no funcionário, atendendo a uma necessidade específica de um setor, ou até mais que um, desenvolve skills individuais, e assim como educação corporativa, também é necessário para o trabalho do desenvolvimento das pessoas de uma organização.

Além disso, o treinamento da maneira padrão que mais conhecemos, oferece um tipo de aprendizagem passiva, onde a informação é passada e tem pouca participação de quem está recebendo o conhecimento, o que difere da educação corporativa. Nela, o aluno é agente ativo do processo de aprendizagem, e junto ao educador constrói o conhecimento.

Educação eficiência no trabalho

Este perfil de “aluno ativo” faz com que essa estratégia de aprendizado contínuo impacte diretamente na eficiência do colaborador na empresa. Quando é desenvolvido um plano de educação corporativa, são analisados pontos que são dificuldades e desafios da empresa em diferentes setores, para o direcionamento do trabalho de desenvolvimento de habilidades e competências.

Trabalhar esses pontos, sensibiliza os colaboradores sobre a necessidade de aprendizagem, e as pessoas entendem cada vez mais que, assim como as tecnologias evoluem, elas como profissionais também precisam crescer ao encontro dessas mudanças se quiserem ter uma carreira de sucesso e seu espaço dentro da empresa.

Estudos apontam que cada pessoa tem uma curva de aprendizado, e a tendência é que ela seja mais acentuada no começo de um novo desafio até chegar no potencial máximo e ficar estável, fazendo assim suas tarefas com menos esforço.

O que transforma esse cenário é justamente o novo, novos desafios, mudanças, conhecimento, esse aprendizado contínuo, o conceito de lifelong learning que já falamos por aqui, que é tão importante e está presente na educação corporativa trazendo essa nova direção e resultados mais positivos para organização.

Benefícios da educação corporativa

Falando em resultados positivos, a educação corporativa traz benefícios não só para organização, mas para os colaboradores e outras esferas envolvidas.

Investir no desenvolvimento da aprendizagem contínua, ajuda a disseminar a cultura de uma empresa, que é o que move os colaboradores a se engajarem com as estratégias de um negócio.

Quando o profissional se envolve e se sente motivado a aprender algo novo sempre, ele fica mais alinhado com o “jeito de ser” da empresa, se sente parte, e consequentemente mais engajado naquilo que faz e influencia o outro.

Outro benefício é o investimento no colaborador em si, é a capacitação. O resultado de um profissional qualificado resulta no seu crescimento junto as corporações. Por sua vez, empresas podem investir em um talento que já está ali, lapidando, continuamente. Consequentemente, quando os colaboradores desenvolvem suas competências e habilidades eles crescem profissionalmente, não só de maneira técnica, e impactam suas entregas na empresa, oferecendo melhores resultados e tornado a organização mais competitiva no mercado.

Como implementar a educação corporativa

Para implementar a educação corporativa em uma empresa o ponto principal é entender e identificar quais são os problemas, dificuldades e desafios do negócio, para assim traçar objetivos a longo prazo.

Identificado esses pontos é hora de partir para o plano de ação, alinhar metodologia, conteúdos mais adequados para solucionar as questões, e que estejam alinhados com a empresa.

Em linhas gerais pode-se seguir um esquema de 4 etapas para essa implementação: aprender, aplicar, mensurar e compartilhar.

Na primeira etapa entender e traçar o que o colaborador irá aprender diante do plano de necessidades traçado, após isso o colaborador precisa aplicar o que ele aprendeu de alguma forma, para que faça sentido para ele mesmo e para organização.

Em um segundo momento mensurar os resultados obtidos com a educação corporativa, criar indicadores que tornem possível sentir as mudanças pós aprendizagem. E por último incentivar o colaborador compartilhar o conhecimento adquirido, impactando internamente de maneira mais ampla, já que outros colaboradores irão desenvolver suas habilidades também.

Dentro deste processo de aprendizagem da educação corporativa, algumas tendências têm se mostrado bastante efetiva na retenção do conhecimento, como é o caso de atrelar novas tecnologias neste ensino, usando, por exemplo, realidade virtual, que permite o colaborador aprender com situações reais.

Outra abordagem interessante para educação corporativa é a microlearning, que possibilita dividir o conteúdo em pequenas partes, para ser estuado de maneira rápida e frequente. As técnicas de gamificação que conversamos sempre por aqui é outra abordagem bastante efetiva, pois apresenta o conteúdo de forma mais lúdica e dinâmica.

Sem dúvidas esta é uma realidade que deve ganhar ainda mais holofote nos próximos anos com desenvolvimento de novas tecnologias, atividades e funções. As empresas que ainda não entenderam, saberão que talvez o custo de investir no colaborador seja mais fácil e vantajoso do que buscar um talento novo no mercado, e as que já fazem a educação corporativa devem intensificar este trabalho, tendo em vista os bons resultados que o processo de aprendizagem irá trazer.

Sua empresa investe na educação corporativa?

--

--