Data Fabric: otimizando o potencial dos dados

David de Oliveira Lemes
3 min readNov 23, 2022

Conheça a importância dos dados, saiba como trabalhar dados, Big Data, Data Intelligence, com certeza você já se deparou com essas frases e conceitos nos últimos tempos. Isso porque, os dados são essenciais na era em que vivemos pois estamos vivendo na sociedade da informação onde os dados são estratégicos para a sobrevivência de negócios de diversas áreas e norteiam as tomadas de decisões.

Querendo lapidar ainda mais o conceito de dados surgiu o Data Fabric, na intenção de aumentar o trabalho feito com dados na era digital e diminuir as tarefas de gerenciamento de informações feita por nós humanos. Em poucas palavras o Data Fabric é uma ferramenta que promove integração e eficiência no uso dos dados.

De acordo com relatório publicado pela Gartner das tendências para tecnologia, junto a hiperautomação, o Data Fabric será mais um importante aliado na transformação digital e deve quadruplicar a eficiência no uso de dados até 2024, vamos conhecer um pouco mais sobre esse conceito.

O termo em si pode ser traduzido como uma malha de dados ou uma forma mais inteligente de trabalhá-los melhor e de forma integrada. O Data Fabric está relacionado ao gerenciamento de dados, e também promete promover o aumento da integração das APIs (Interface de Programação de Aplicações) e outras plataformas.

A grande necessidade que o Data Fabric pretende atender é o cruzamento das informações por meio de análises que devem acontecer continuamente. Hoje os dados normalmente ficam isolados em diferentes aplicativos, e esta nova ferramenta permite integrá-los para explorar ainda mais o seu potencial.

Por meio dessas análises da leitura de metadados, será possível identificar quais são os dados usados e tomar decisões acertadas e inclusive reduzir gastos, segundo o relatório Gartner, a redução seria de até 70%.

O Data Fabric permite o aproveitamento dos recursos humanos e das máquinas para ter acesso aos dados e apoiar a consolidação das informações, esse resultado possibilita um melhor suporte para tomada de decisão, uma vez que fornece mais valor com acesso e compreensão dos dados de forma muito mais rápida do que modelos tradicionais de gerenciamento.

Para se ter uma dimensão da importância da implementação do Data Fabric nos negócios, o mesmo relatório da Gartner falado anteriormente, aponta que até 68% dos dados não são analisados na maioria das empresas e até 82% são inibidos por informações agrupadas.

Esses números demonstram que o Data Fabric é uma possível solução para realizar as melhorias necessárias e de forma contínua quando e que vão impactar diretamente na performance do negócio. A ferramenta garante ainda informações mais confiáveis, precisas e agéis.

Com esta forma mais eficiente de gerenciamento de dados o Data Fabric permite um processo mais padronizado também, e soluções que podem ser aplicadas em diferentes plataformas. E as aplicações são diversas, sendo possível implementá-lo no autoatendimento, uma vez que os usuários têm acesso em tempo real aos dados, otimizando o tempo para solução, a governança é automatizada, pois é possível aplicar regras em todos os dados tornando mais consistente o processo, e outros campos a serem explorados.

Sem dúvidas podemos dizer que ao ser implementado o Data Fabric promete se consolidar como uma ferramenta que irá auxiliar muito a melhoria da performance de empresas, tornando possível trabalhar os dados com menos risco e maior confiança para tomada de decisão.

Caso tenha se interessado e queria se aprofundar ainda mais no assunto, a IBM promoveu a terceira edição do Dose de Dados sobre este tema, onde são apresentados os conceitos do Data Fabric e cases, está disponível no YouTube.

Você já conhecia o Data Fabric? Acredita que uma integração de dados irá revolucionar a forma que trabalhamos com essas informações tão valiosas?

--

--